O diluvio realmente aconteceu?

O dilúvio é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia Sagrada, fato é que existem diversas comunidades cientifica pesquisando evidencias e provas sobre o acontecimento do dilúvio.

Mas, será que existem provas o suficiente para dizer que diluvio realmente aconteceu?

Antes de começarmos a analisar os fatos, devemos primeiramente entender quem escreveu e quando esta historia foi escrita.

O que foi o diluvio?

Narrado nos capítulos 6, 7 e 8 de Gênesis, primeiro livro da Bíblia, o propósito do diluvio, fenômeno sobrenatural ocorrido pela vontade e comando de Deus, era exterminar a raça humana, devido ao aumento da maldade do homem.

Quando o livro de Gênesis foi escrito?

De acordo com as tradições Judaicas e Cristã, a autoria de do livro de Gêneses é dada a Moisés. Estudos indicam que o livro de Gênesis foi escrito no segundo milênio antes de Cristo, em aproximadamente 1400 a.C. O conteúdo do livro claramente indica que ele foi escrito no início da história do povo de Israel.
Devemos lembrar que todo período histórico e acontecimentos descritos no livro de Gêneses, aconteceram milhares de anos antes do nascimento de Moises, então tudo que ele escreveu foi por revelação dada por Deus. 

Como aconteceu o diluvio?

Em resumo: seguindo as orientações de Deus, Noé construiu uma arca (um grande barco) de madeira. Ali ele abrigou os animais junto com sua família durante o dilúvio, o qual durou quarenta dias e quarenta noites. 
Após cessarem as chuvas do diluvio, uma pomba foi enviada por Noé em busca de algum vestígio de terra seca. A ave voltou com um ramo de oliveira no bico, sinal de que as águas estavam baixando e que a vegetação recomeçava a germinar, então Noé e sua família, junto com os animais saíram da arca e repovoaram a terra.

Cientificamente é possível comprovar o diluvio?

Primeiramente temos que entender que quando falamos de Bíblia, estamos falando de fé e quando falamos de ciências falamos de fatos possíveis de ser observados e ou mensurados de alguma forma.
Porem, se tratando do diluvio, podemos dizer que sim, é possível comprovar o diluvio em grande parte cientificamente. 

Quais fatos científicos comprovam o diluvio?

Quando realizamos um estudo científico, para provar qualquer acontecimento de fenômenos naturais ocorridos no passado, devemos levar em consideração que todo e qualquer estudo são baseados em hipóteses e estatísticas de acontecimentos recentes. Ou seja, nenhum estudo nunca terá cem portento de certeza.
Na verdade nem nos tempos atuais, com centenas de satélites, telescópios e milhares de outros equipamentos, a ciências consegue dar com cem por cento de precisão, a precipitação de uma chuva, quanto mais conseguir analisar acontecimentos do passado.

Então vamos aos fatos que podem comprovar o acontecimento de um diluvio

1º Baleias no deserto



Um misterioso cemitério de baleias pré-históricas foi localizado ao lado da rodovia Pan-Americana, no deserto do Atacama, no norte do Chile. No local onde os fósseis estavam foram identificados os restos de mais de 40 baleias, além de outros fósseis de predadores marinhos importantes e também de herbívoros.
Isto é apenas uma pequena evidencia de que pode ter havido um grande diluvio sobre a face da terra. Em muitos lugares secos e áridos do planeta, é possível encontrar vestígios de animais marinhos, o que torna forte a evidencia de uma terra que já foi coberta por agua no passado. 
Além do fato do cemitério de baleias, a diversos casos de serem encontrados fosseis de animais encontrados em locais que não eram seus habitat natural, ou seja, foram levados de um lado do planeta para outro.
Para que esses fosseis pudessem ser transportados para esses locais do planeta, a fortes evidencias do acontecimento de um diluvio.

Mas como todos animais do planeta couberam dentro da arca?

Este sim é um fato bastante curioso e muito difícil de ser compreendido. A maior parte das pessoas que não acreditam no acontecimento de um diluvio fazem este questionamento.
Porem quando falamos em diluvio, obviamente temos que crer em milagre, pois sem milagre não existira o diluvio, na verdade sem milagre, a própria vida não existiria.
Então vamos à explicação mais logica de como os animais vieram até a arca e como eles foram acomodados na mesma.

Como os animais chegaram até a arca?

Tanto a ciências como a religião acredita que no principio havia apenas um continente chamado Pangeia. Não havia os grandes oceanos entre os continentes, e após o diluvio, as Placas tectônicas começaram a se mover dando origem aos continentes que conhecemos hoje. 
Então como os continentes eram juntos, os animais puderam chegar até Noé e entrar na arca.

Como os animais se acomodaram na arca

De acordo com os livros de Gêneses, as dimensões da arca eram de 125 metros de comprimento, 28 metros de largura e 23 metros de altura. Olhando como os olhos humanos, realmente seria difícil acomodar essa quantidade de animais, principalmente pensando em como eles se alimentariam.
Por esse motivo não a como acreditar em diluvio sem acreditar em milagre. Pois para todos esses animais ficarem dentro da arca, seria necessários que eles estivessem dormindo e jejuando, pois o leão não podia comer carne, e não havia tanto espaço para colocar palha pra os herbívoros.
Então de fato para que esses animais pudessem ficar juntos na arca, acredito que todos estavam dormindo por meio de um milagre de Deus.

Conclusão

Apesar de a Bíblia Sagrada não ser um livro científico, podemos encontrar por meio da ciências fortes evidencias do acontecimento do dilúvio, porem não há como comprovar o dilúvio somente por meio da ciências se não houver fé.
Então sendo assim posso comprovar que o dilúvio realmente aconteceu por meios científicos, e sim por meio da fé, e as evidencias cientifica que Deus nos permite achar é apenas uma maneira de fortalecer nossa fé. 

Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apocalipse 9:7-10: Interpretações e Visões Tecnológicas

Quem foi Azazel na Bíblia

Arco-íris na Bíblia - O que significa?